Guia com informações essenciais para configuração de tarifas para o seu hotel

Existem muitos fatores para considerar na hora de configurar suas tarifas e escolher uma estratégia de preços que ajude você a maximizar sua ocupação e ter sucesso.

Este guia conta com todas as informações essenciais que você precisa para começar: desde a configuração da tarifa-base até o uso de produtos de preços mais personalizados e soluções proativas para gerar mais reservas. Também incluímos respostas para algumas das dúvidas mais comuns que você pode ter conforme cria seu conjunto de preços.

1. Tarifas

Diferentes viajantes têm necessidades variadas, especialmente em períodos de incerteza como o que estamos vivendo agora. Alguns preferem se planejar e querem garantir um bom preço antecipadamente.

Outros estão dispostos a pagar um pouco mais caso precisem mudar os planos de viagem. Também há os que tendem a reservar de última hora e não precisam da flexibilidade extra.

Estabelecer uma base sólida de tarifas pode ajudar você a atrair diversos viajantes e a garantir mais reservas.

Confira algumas noções básicas para ter em mente na hora de escolher suas tarifas:

  1. Pense nos custos que você tem com cada diária em que um cliente se hospeda em um dos seus quartos e unidades. Com base nisso, calcule a tarifa de sua preferência.
  2. Considere ajustar suas tarifas quando eventos públicos na sua região – como feiras, partidas de futebol, shows ou torneios esportivos – fizerem a demanda aumentar.
  3. Configurar tarifas mais atrativas em dias úteis pode te ajudar a ocupar quartos ou unidades que poderiam ficar vazias.
  4. Ajuste suas tarifas conforme a demanda da alta e baixa temporada da sua região.
  5. Esses dados podem te ajudar a considerar as tarifas de outras empreendimentos, parecidas na sua região e encontrar maneiras de atrair mais reservas.
  6. Caso sua ocupação seja mais baixa do que você gostaria que fosse, considere ajustar suas tarifas para torná-las mais atrativas para os viajantes que visitam sua região.
  7. Analise suas tarifas regularmente para conferir o que está funcionando bem e como você pode se adaptar para aumentar a ocupação da sua propriedade e sua receita temporalmente.

2. Planos de tarifas

Um dos primeiros passos que você dá é escolher seus planos de tarifa, que compõem uma série de elementos básicos de uma reserva. Nós oferecemos 3 planos de tarifa e nossos dados revelam que se uma propriedade tiver ativado os 3 planos, ela terá, em média, um aumento de 5% nas reservas e 11% na visibilidade, além de uma redução de 9% nos cancelamentos.

Além disso, qualquer outra oportunidade que você ativar será mais eficiente se você já tiver adotado ao menos 2 planos de tarifa.

Oferecemos 3 planos de tarifa. Flexível, não reembolsável e reserva antecipada. Recomendamos que você use algumas dessas opções para otimizar seu conjunto de planos de tarifa e atrair uma variedade maior de clientes.

Fazer isso também pode te ajudar a conseguir mais reservas com antecedência, reduzir cancelamentos e minimizar a necessidade de oferecer grandes descontos de última hora para ocupar quartos ou unidades.

Os elementos básicos de uma reserva que fazem parte de todos os nossos planos de tarifa são:

  1. Política de cancelamento
  2. Preço
  3. Número de dias entre a reserva e o check-in
  4. Duração da estadia
  5. Quarto ou tipo de unidade
  6. Refeições, se oferecidas

a. Plano de tarifa totalmente flexível

Um plano de tarifa totalmente flexível proporciona mais liberdade aos viajantes caso eles mudem de planos. Os viajantes estão dispostos a pagar mais pela tranquilidade extra. Então, essas tarifas tendem a ser as mais caras, além de gerar mais reservas.

Para saber como configurar uma tarifa totalmente flexível, confira este artigo.

b. Plano de tarifa não reembolsável

Um plano de tarifa não reembolsável te ajuda a garantir mais reservas e receita, e pode atrair viajantes em busca do melhor custo-benefício. Isso acontece porque essas tarifas costumam ser mais baixas que as totalmente flexíveis, mas, em geral, podem aumentar as reservas em até 5% e reduzir os cancelamentos pelo menos 9% em média.

c. Plano de tarifa de reserva antecipada

Um plano de tarifa de reserva antecipada te ajuda a atrair viajantes que preferem planejar. Essas tarifas costumam ser as mais baratas, mas podem ajudar você a garantir mais reservas antecipadamente. Elas também tendem a reduzir os cancelamentos, pois os hóspedes estão mais comprometidos com a reserva. Você pode combiná-las com termos de cancelamento ou uma política não reembolsável.

d. Planos de tarifa semanais e mensais

Uma das melhores maneiras de ter mais estabilidade de receita e reduzir o volume de trabalho é tornar sua propriedade mais atrativa para os clientes que querem se hospedar por mais tempo. Para oferecer descontos, você pode configurar uma tarifa semanal (estadias de 7 diárias ou mais) e uma tarifa mensal (estadias de 28 diárias ou mais).

3. Tarifas para crianças

Usar tarifas para crianças pode te ajudar a atrair um mercado muito lucrativo: as famílias. Também melhoramos a forma de configurar e exibir quartos e unidades na nossa plataforma. Com tarifas para crianças, isso facilita atrair famílias e pessoas que viajam em grupo.

4. Políticas de cancelamento

Agora, mais do que nunca, é preciso ter mais flexibilidade. As pessoas querem continuar sonhando e planejando viagens para o futuro, além de se sentirem confiantes de que suas reservas são flexíveis o suficiente para se adaptarem às circunstâncias.

Nossas pesquisas revelam que, embora praticidade e variedade continuem sendo importantes para os viajantes, o que mais importa agora é flexibilidade e um bom preço. Ao mesmo tempo, você disse para a gente que aumentar a ocupação continua sendo uma das suas principais necessidades, especialmente neste período desafiador.

O plano de tarifa totalmente flexível oferece a maior flexibilidade, atraindo viajantes dispostos a pagar mais para ter uma liberdade maior. O plano de tarifa não reembolsável oferece a menor flexibilidade. Por essas tarifas geralmente serem mais baixas do que as totalmente flexíveis, elas tendem a ficar mais visíveis para viajantes em busca do melhor custo-benefício

5. Preço com base na ocupação

Os preços com base em ocupação podem te ajudar a receber mais reservas, aumentar sua posição em relação à concorrência e sua visibilidade, pois oferece mais flexibilidade na forma como você exibe a possível ocupação dos seus quartos ou unidades.

Se você só tem um preço configurado para cada quarto ou unidade – com base na ocupação máxima de cada um – pode estar perdendo reservas de grupos de tamanhos diferentes que ainda poderiam ser acomodados nesse quarto ou unidade. Nossos dados revelam que configurar preços com base em ocupação atrai em média 30 reservas por ano.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre contato com a gente.