Como a receita do Hotel Fazenda Cachoeira de Furna aumentou 900%

Como a receita do Hotel Fazenda Cachoeira de Furna aumentou 900% na pandemia

Aumento de receita de 900%. Na pandemia. Pode parecer um exagero de marketing, mas esses são números reais de receita, fruto da parceria da Unity com o Hotel Fazenda Cachoeira da Furna. 

Neste texto, vamos detalhar para você um dos grandes cases de sucesso da Unity, explicando as estratégias adotadas para que o Hotel Fazenda obtivesse esse expressivo resultado de receita, mesmo durante esta grande crise da hotelaria.

A parceira

O Hotel Fazenda Cachoeira da Furna foi o primeiro hotel a entrar para a carteira da Unity Hotelaria, em 2020. Agora, após somente um ano, um portfólio da Unity já inclui empreendimentos como Hot Beach Suítes, Ilhabela Pousada Boutique, Le Jardin, Riacho Doce Multiresidence, Asenza Beach Resorts, entre outros.

Quando a parceria entre as empresas começou, já com a crise do coronavírus instaurada, o hotel fazenda faturava cerca de R$ 30 mil, no início da pandemia. Após a contratação da Unity e adoções de ações estratégicas, o hotel obteve crescimento exponencial: sua receita deu um salto de 900% em seu faturamento ao longo de 2020 e que permanece em 2021.

Considerando que estamos atravessando a pior crise financeira da história da hotelaria mundial, obter resultado positivo por si só já é um atestado de estratégia de vendas eficiente. Mas, um crescimento desta magnitude em um cenário adverso, é digno de uma história de sucesso.

Foco em reservas diretas

Ter a assessoria da Unity significa ter um compromisso real e integral por parte da empresa. Diferente de outras assessorias que oferecem um serviço pontual e até mesmo distante, a Unity quer realmente fazer parte do time do hotel e não ser apenas um parceiro.

No caso do Hotel Fazenda Cachoeira da Furna, a Unity passou a ser responsável pelo hotel em tempo integral. 

Com a responsabilidade da gestão da central de reservas e do planejamento de estratégias de Revenue Management, posicionamento digital, rebranding entre outros serviços, a Unity focou no crescimento das reservas diretas do hotel. 

A Unity sabe que com a boa gestão dos canais diretos, o faturamento do hotel cresce. Além disso, cria-se a possibilidade de um relacionamento mais próximos com os clientes.

O engajamento proporcionado por esta proximidade no atendimento nos canais diretos  fortalece laços de fidelidade entre viajante e o meio de hospedagem, algo especialmente importante em momentos de baixa demanda.

No caso do Hotel Fazenda Cachoeira da Furna, o resultado foi impressionante, hoje, o hotel vende praticamente 100% de suas reservas em canais diretos. Isso maximiza sua receita e potencializa o alcance do público-alvo.

O papel do Marketing Digital hoteleiro

A pandemia colocou em evidência a importância da presença digital dos meios de hospedagem. O Marketing Digital hoteleiro já comprovou sua eficiência e, definitivamente, veio para ficar. 

Um dos destaques de atuação da Unity é no Marketing Digital de seus clientes e as estratégias aplicadas nesse ecossistema. Apesar de o Marketing Digital não ser exatamente uma novidade, muitos hotéis ainda não sabem utilizar ao máximo seu poder para atrair, converter e reter de seu público-alvo.

Redes Sociais para hotéis

Já comentamos em outro artigo aqui do blog como o Marketing Digital é um aliado fundamental do hoteleiro em busca de resultado de vendas e, por isso, é um dos pilares da assessoria da Unity.  

Já foi o tempo em que a experiência dos hóspedes começava no check-in no lobby do hotel. Hoje, a experiência começa on-line, no site do hotel e nas redes sociais.

Por isso, as redes sociais não poderiam ficar de fora do plano de Marketing Digital do Hotel Fazenda Cachoeira da Furna.

Vale ressaltar aqui a importância da Instagram para a hotelaria. Sendo uma rede social baseada em fotos e os vídeos, eles são armas poderosas do marketing hoteleiro. É uma excelente forma de divulgar o hotel e estreitar relacionamentos com clientes.

Além disso, através do Instagram Ads, o hotel tem a possibilidade de atingir seu hóspede-ideal (persona) de maneira assertiva, já que é possível a segmentação do público para as campanhas. 

Se quiser saber como criar um perfil de Instagram do seu hotel, confira aqui o passo-a-passo deste processo: [Instagram para Hotéis]

Anúncios no Google para Hotéis

Que o Google é maior buscador do mundo, isso todo mundo sabe. Porém, o que poucos hoteleiros sabem é como otimizar seus anúncios dentro deste site e gerar mais oportunidades de vendas. 

O Google oferece a oportunidade para empresas criarem uma conta de anúncios e, a partir delas, criarem campanhas. E dentro de cada campanha, o hotel pode criar um conjunto de anúncios.

Feita de maneira correta e assertiva, o uso de Google Ads traz excelentes resultados para o hotel. Por isso, a Unity também utilizou esta estratégia para o aumento de receita do Hotel Fazenda Cachoeira da Furna.

É de extrema importância notar que os anúncios devem ser planejados seguindo táticas bem estabelecidas para que não haja desperdício de dinheiro, seja por falta de resultado direto ou por atrair um público que não faça sentido para o seu hotel. 

Recentemente, como forma de ajudar o setor hoteleiro na pandemia, o Google anunciou Ads gratuitos para agências de viagens e hotéis. É possível agora inserir o seu hotel em links de reserva do Google Travel sem custo. 

Inspire-se: exemplos de ações práticas realizadas no Hotel Fazenda Cachoeira da Furna

Nova marca (novo branding): O conceito do hotel é o norte de qualquer estratégia de marketing. Percebendo o potencial da mudança e de melhor alinhamento de marca, a Unity realizou a mudança do conceito de hotel para hotel fazenda. Com o estabelecido o posicionamento do hotel, são desenhadas campanhas mais eficientes.

Personalização da marca: O público se conecta muito melhor com pessoas do que com marcas. Marcas são feitas de pessoa. Por isso, a Unity adotou a tática de colocar  a dona do hotel (Dona Bete) como anfitriã. Além disso, passou-se a oferecer produtos feitos na própria fazenda como (feitos com amor pela Dona Bete), para os hóspedes levarem. Os hóspedes não levam apenas um produto, mas uma história.

Reimplantação da Central de Reservas: Antes o empreendimento possuía uma central de reservas, em sua própria recepção. Sabemos que o primeiro contato do hóspede é o cartão de visita e pode ser determinante para a conversão da venda. A Unity reimplantou a central de reservas em sua base e construiu um novo relacionamento com os hóspedes do empreendimento.

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